sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Primeiro Dia em Berlim - Parte 2

OS BRASILEIROS DOMINAM BERLIM
Tem mais 2 brasileiros e aqui no cybercafe onde to escrevendo tem mais uma menina atras de mim. Sao 8 brasileiros em menos de 10 horas, sao mais do que encontrei em Paris os 4 dias seguidos. E eu que pensava que nao ia encontrar nenhum brasileiro em Berlim.

OS ESTERIOTIPOS DE BERLIM
A cidade funciona igual um relogio, a escada rolante comeca a funcionar quando voce se aproxima dela e para quando vc sai. O limite de velocidade eh de 30km, os carros param na faixa de pedestres, os pedestres param no sinal vermelho e so atravessam na faixa, mas tudo isso para esconder uma realidade: a ditadura das bicicletas.

A DITADURA DAS BICICLETAS
A primeira vista tudo parece perfeito neste mundo alemao, ate que vc se distraia por um segundo e quase eh atropelado por um alemao a mais de 50km cortando os carros. Se existe alguem que manda nessa cidade, sao os ciclistas. Eles fazem o que querem e quando querem. Se vc atravessar fora da faixa ou furar o sinal de pedestre eh quase linchado pela populacao, mas se estiver de bicicleta pode furar quantos sinais quiser. E mais! Voce para o transito. Usando uma mao.

Eu vi essa cena, uma menina furando todos os sinais, esticando a mao e parando 3 vias de carros para ela passar. Embasbacado com isso, quase sou atropelado por uma bicicleta que vinha em disparada. Logo depois do quase acidente, um velhinho do lado comecou a me xingar. EU! Essa cidade eh maluca, eles constroem ate fontes em homenagem as bicicletas. Tem taxi-bicicleta. Tem bicicleta de 5 lugares, todos virados para o centro, onde vc paga para pedalar e ser dirigido pelo dono da bicicleta que nao fica fazendo nada. Eh o Bicicletismo Alemao. Hail Bike! Her Caloi!

ALEM DISSO
Parece que Berlim foi destruida a 2 anos atras ao inves de 50. 10% dos predios da cidade estao em reforma ou construcao. Em todos os lugares, de todos os bairros que voce vai tem predios sendo demolidos, construidos, reformados... acho que eles pegaram gosto pela coisa.

4 comentários:

rafael gil disse...

Faaaala Doconni! To acompanhando sua trajetória pela europa.Parece ser divertido. Queria estar ai tb pra zuar com esses gringos. Cara vc precisa realizar um desejo meu, xinga eles em portugues com cara de bonzinho, ai eles vao pensar que e um elogio! Hehhehe, ou entao ensina palavras engracadas para eles, dizendo o significado errado!Depois vc me conta o que deu. Ai é o paraíso, como falava um mundo sem acentos!Não esquece meus pop cards hein!
Abs.

Alex Silva disse...

Ahh, dependendo do valor do taxibike, o exercício físico pode sair mais barato que a Wanda Bambirra não?! :-))))

Abração!!!

Unknown disse...

Hehehe
Excelente observação sobre a "ditadura das bicicletas".
Sempre achei os alemães uns eco-totalitários ingênuos.
Eles realmente acham que suas micro-eco-ações individuais vão conseguir compensar a mega-poluição pouco fiscalizada vomitada pelo maior parque industrial da Europa.
So servem mesmo pra desculpabiliza-los e pra fazer vitrine para os turistas dos outros paises.
Abraços

Crisleen disse...

Adriano,
muita salsicha, linguica, batatinha frita, etc, etc... 'e gente infartando.. Tem que pedalaaaaar!!!! CCaso contrario os gastos com saude seriam elevadissimos. E dpois tem o fator muito positivo dessas iniciativas que dao preferencias ao ciclista que 'e o preferir a biciceta no lugar de automoveis poluentes.
Me diverti muuuito lendo o teu "resoconto di viaggio"!! Muito bom mesmo!