sábado, 16 de agosto de 2008

Ultimo dia em Roma

CAPELA SISTINA
Acordei cedo, fiz o check-out, deixei as malas no hotel e fui pro Vaticano ver a Capela Sistina. Como o museu estava fechado ontem e antontem, a fila estava enorme. Uns 5 quarteiros, ela comecava quase na entrada do estado do Vaticano. Foram umas 2 horas de espera ate conseguir entrar, mas valeu a pena. O museu tem ate umas coisas legais, mas como tenho que pegar o aviao hoje, fui direto pra capela.
Quando entrei nela, olhei em volta e fiquei meio decepcionado. Afinal, voce ouve falar tanto que espera mais, nao so uma capela pintada. Mas comecei a reparar melhor e o lugar eh fantastico. As luzes, proporcoes e perspectiva sao tao perfeitas que a capela eh literalmente 3D. Tem pinturas de colunas que voce nao ve que sao pinturas ate que procura outro angulo para olhar. As colunas, esculturas e afrescos que voce pensa a primeira vista ser de verdade estao apenas pintadas na parede da capela. As paredes sao pintadas com tapecarias, que nos melhores pontos de conservacao, sao perfeitos. Voce nao enxerga a diferenca entre pintura e real. Devo ter ficado quase uma hora olhando pra capela, o efeito otico eh muito foda, em alguns afrescos eu tive que chegar perto pra ter certeza que nao eram esculpidos nas paredes. Pena que nao pode tirar fotos, mas acho que nao iria adiantar. Tem que ver ao vivo mesmo.

AGORA
Estou esperando dar a hora de ir pro aeroporto.

Abraco a todos,

Adriano

Nenhum comentário: